Chico Amaro

Um blog para discutir o ensino superior, a educação em geral, mas também política, cultura, futebol e o que mais aparecer.

Nome:
Local: Ribeirão Preto, São Paulo, Brazil

4.9.06

A força do estudante

Num passado recente a oferta de curso superior era restrita, então as poucas universidades particulares que haviam faziam do coitado do estudante de gato e sapato. Ao longo da década de 90 tivemos no Brasil uma verdadeira explosão de instituições de ensino superior, com ofertas para todos os gostos e bolsos. Contudo, alguns dirigentes de ensino superior não acompanharam a mudança, e continuam achando que podem fazer o que quiserem com os alunos. Mas isso é um grave erro.
Acontece que a realidade agora é outra. Nada apavora mais um dono de faculdade do que perder aluno$. É claro que esses donos não podem demonstrar isso, pois significaria ficar refém dos estudantes. Infelizmente os estudantes, como a história do boi, não sabem a força que tem para exigir melhores condições de ensino. Quando se organizam em DCE, DA ou CA, acabam sofrendo influências de disputas políticas e o movimento fica à reboque dos interesses das tendências que disputam as estruturas estudantis. Reivindicam no máximo diminuição nas mensalidades, isso quando os dirigentes das entidades estudantis não fazem acordos obscuros com os donos de escolas em troca de exclusividade de ação. Por isso mesmo o Movimento Estudantil vive em crise, não consegue expressar os reais interesses estudantis.
O direito à organização estudantil é sagrado, assegurado em lei. Que tal as lideranças discutirem a qualidade do curso, reivindicando melhorias junto aos coordenadores e diretores de faculdades? Mesmo em movimentos informais, mas bem organizados, os estudantes podem conseguir muita coisa, basta ter clareza de objetivos e os pés no chão. A principal luta deve ser pela qualidade, pois é isso que vai definir o futuro profissional dos estudantes.

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Que bom poder contar com esse espaço para a reflexão de um assunto muito importante e que nos afeta cada dia mais. A Educação. Como relata esse documentário, saliento que isso é a realidade, que muitas vezes cruzamos os braços diante dos fatos e deixamos que professores sem qualificação, sem vontade e sem preparo, dominar as salas de aula, tirando o espaço de um outro profissional melhor qualificado e tirando oportunidades de outros.
Sei dessa realidade porque vivo ela também e se depender de mim, vou lutar para melhorias. Não somos palhaços e temos que mostrar nossas capacidades de forças para lutarmos e revertemos tais situações.
Ou vamos deixar a Picaretagem Dominar a Educação?!

6:06 PM  
Anonymous Anônimo said...

Adorei esse blog, mais um lugar para refletirmos, trocarmos opiniões, encararmos de outra maneira as diferenças....

Adoro esse cara!!!!

8:44 AM  
Anonymous Anônimo said...

I consider, that you are not right. Let's discuss. Write to me in PM, we will talk.

1:25 AM  

Postar um comentário

<< Home