Chico Amaro

Um blog para discutir o ensino superior, a educação em geral, mas também política, cultura, futebol e o que mais aparecer.

Nome:
Local: Ribeirão Preto, São Paulo, Brazil

22.9.06

Retomando...

Mal comecei a fazer o tal blog e já abandonei, por força das circunstâncias - que espero, agora, estejam superadas. Na verdade meu sonho é encontrar um grande patrocinador e poder passar o dia - e a noite - a digitar textos uteis, imbecis, para todos os gostos. Mas esse dia está distante. Um estudante outro dia me sugeriu buscar patrocínio de alguma universidade. Mas aí eu não poderia mais falar do que me propus: abrir os olhos dos estudantes sobre como funciona o ensino superior privado no Brasil. Teria que falar então das maravilhas das escolas privadas...bem isso não é bem do meu feitio. Então não há outra opção além de continuar trabalhando. Ah, o preço da liberdade...
O vestibular se aproxima
Atenção você que se prepara para escolher uma faculdade, um curso para estudar. Não se deixe seduzir apenas por propaganda, ou por propagandas que exaltam estrutura e equipamentos mas ignoram professores, coordenador. A qualidade de um curso superior quem faz é o corpo docente. Claro que uma estrutura mínima é necessária - laboratórios, uma boa biblioteca, atendimento aos alunos. Mas quando uma instituição valoriza demais os recursos materiais e deixa oculto os recursos humanos é mal sinal.
Alguns critérios podem ajudar na hora de escolher:
- Informações com quem já estudou, de preferência já se formou ou está concluindo o curso. Perguntar para novatos não ajuda, pois em geral ainda não conhecem todas as possibilidades que o curso ou a instituição oferece. Mas quem já tem experiência pode falar com segurança do que aprendeu, e de quanto a escola ajudou em sua colocação profissional.
- Conhecer o coordenador do curso. O coordenador é quem dá a cara do curso, pois é dele a responsabilidade de contratar e gerenciar o corpo docente, orientar os professores no trabalho acadêmico e fazer a mediação do aluno com a instuição. Mas atenção, o coordenador não tem que ser legal, mas justo. Não tem que ser simpático, mas ter uma boa formação - no mínimo mestrado. O coordenador não é apresentador de programa de TV, é um profissional que exerce o papel de liderança no curso, estabelece metas de formação e garante a qualidade. Procure o coordenador do curso que você quer fazer, pergunte a ele sobre o perfil profissional que pretende formar, a composição e formação do corpo docente, o projeto pedagógico do curso, critérios de avaliação, tamanho das turmas, etc.
Claro que existem outros critérios, principalmente o desempenho do curso nas avaliações do Mec, como o Enade por exemplo. Mas isso é outro assunto.